terça-feira, 31 de março de 2009

Passo a passo...Como montar um projeto ou plano de aula!


Passo a passo...Como montar um projeto ou plano de aula!

Passo a Passo:

1º Passo: Tema


Escolha um tema geral para a sua aula;


2º Passo: Série ou turma


É preciso ser identificado para saber qual o tipo de atividade poderá ser aplicado para os alunos de acordo com a sua idade e suas dificuldades;

3º Passo: Duração

Nem sempre a duração do plano de aula ou de um projeto tem a duração prevista ou recomendada, pode ser que dure mais ou menos, depende muito do tempo e do processo de andamento de cada atividades e das dificuldades da turma, o importante é que você consiga chegar ao objetivo principal do seu temo escolhido;

4º Passo: Disciplina


Qual a matéria escolar que está envolvida com o tema;

5º Passo: Objetivos

Como todo projeto e plano de aula, o objetivo é a parte central do trabalho, como o nome já diz, é o objetivo que você quer alcançar com os seus alunos.

Importante, nesta etapa do processo, você deverá usar verbos no tempo presente, como:
- Desenvolver a ação coletiva;
- Articular o cotidiano com a vida escolar;
- Despertar o interesse pelo assunto;
- Instigar o trabalho em grupo;

6º Passo: Desenvolvimento

Aqui você vai colocar as suas idéias de como ira desenvolver o tema escolhido, propondo atividades, brincadeiras, jogos, diálogos, como irá utilizar os recursos escolhidos, etc;

7º Passo: Recursos

São materiais que você irá utilizar em sala de aula, como: som, livro didático, lápis de cor, CD, quadro negro, materiais recicláveis, etc;

8º Passo: Avaliação

Avaliar qual o desempenho da criança durante o processo de ensino e aprendizagem durante a aula. Qual foi a sua meta? Conseguiu alcançá-la? Avalie o trabalho individual e o trabalho em grupo, e qual o conhecimento adquirido por seu aluno durante o projeto.


Observação: Nenhum projeto e nenhum plano de aula é igual ao outro, devemos seguir a exigência de cada instituição de ensino, se a sua idéia não deu certo, vale a pena improvisar e melhorar, o importante é sempre produzir conhecimento e auto confiança. Imprevistos fazem parte do cotidiano escolar.

ECA_ A Criança e Adolescente só tem direitos e não obrigações?


1. "Criança e Adolescente só têm direitos e não obrigações" (?) (art. 6º; art. 16, I; art. 17; art. 18).

Não. Nos termos do art. 6° do ECA, eles têm tanto direitos quanto deveres individuais e coletivos. Até mesmo o direito à liberdade, previsto no art. 16 não é ilimitado. Referido artigo enumera os aspectos compreendidos por esse direito. Nada é ilimitado: nem os direitos, nem os deveres. Ambos são impostos por lei, mas devem ser exercidos dentro dos limites legais.
A participação da comunidade escolar (leia-se pais de alunos) adquire grande importância, na medida em que é o Conselho de Escola que irá elaborar o Regimento Escolar. Os pais (ou responsáveis) têm o direito de conhecer o processo pedagógico da escola, de participar da definição das suas propostas educacionais, mas também têm o dever de acompanhar a freqüência e o aproveitamento dos seus filhos (ou pupilos).
Crianças e Adolescentes têm todos os seus direitos previstos e assegurados no Estatuto. Deve-se respeitá-los, não se esquecendo de que, na escola, esses direitos devem ser exercidos nos limites do Regimento Escolar.
2. O que fazer, ao tomar conhecimento de abusos praticados contra a criança e o adolescente?
É obrigação do Diretor da Escola tentar resolver o problema com a família, além de comunicar o Conselho Tutelar. Deve proceder da mesma forma, quando se tratar de faltas injustificadas, maus tratos ou qualquer outra anormalidade.3. Como deve ser vista a censura no ECA?
Deve ser vista como uma questão legal. Ou seja, a censura não é ética, moral, mas legal.Exemplo: uma fita de vídeo classificada com imprópria para menores de 18 anos não poderá ser exibida para os alunos com idade inferior à indicada.
4. O Estatuto criou a figura Proteção integral à Criança e Adolescente.
5. Criança = 0 a 12 anos incompletos;
Adolescente = 12 a 18 anos; Excepcionalmente até os 21 anos (por exemplo, quando tratar-se de assegurar direitos dos mesmos).
6. Os direitos da Criança e Adolescente devem ser assegurados "com absoluta prioridade".
7. Obrigações da direção:
a) comunicar ao Conselho Tutelar os casos de suspeita ou confirmação de maus tratos (além de outras providências legais);b) não permitir que a Criança e Adolescente seja exposta a vexame ou constrangimento ("escola não é extensão do lar");c) comunicar ao Conselho Tutelar os casos de reiteração de faltas injustificadas, evasão escolar (esgotados os recursos escolares), elevados níveis de repetência (depois de tentar resolver o problema com os pais/responsáveis);d) tomar todas as medidas cabíveis quando da ocorrência de atos infracionais: ressarcimento de dano, "queixa" no Distrito Policial, apelo à Polícia, comunicações ao Conselho Tutelar, Juiz e Promotor;e) não divulgar (e não permitir a divulgação) de atos (infracionais) administrativos, policiais e judiciais referentes a Criança e Adolescente;f) facilitar o acesso à escola (e à documentação) aos responsáveis por Criança e Adolescente (principalmente o Ministério Público), desde que no exercício de suas funções, não abdicando, porém, da condição de diretor (art. 201, § 5º, b);g) não permitir a exibição de filme, peça, etc., classificado pelo órgão competente como não recomendado para Crianças e Adolescentes.
8. São deveres dos pais ou responsáveis:
a) matricular o filho ou pupilo na escola;b) acompanhar sua freqüência;c) acompanhar seu aproveitamento escolar.
9. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.
10. Direitos da Criança e Adolescente:
a) opinião e expressão;b) brincar, praticar esportes e divertir-se;c) contestar critérios avaliativos e recorrer a instâncias superiores;d) ser respeitado por seus educadores;e) organizar (e participar em) entidades estudantis;f) vaga em escola pública próxima de sua residência;g) sigilo em todos os tipos de processos;h) se autor de ato infracional, não ser conduzido ou transportado indevidamente.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Projeto "Jornal" ...Crie um nome...Dê sua idéia?



Plano de Mobilização:


Duração:


Todo ano letivo de 2009,será bimestral a divulgação do jornal.

Professores Envolvidos
:

Anderson Luiz Diogo Leal –Oficina Hora da Leitura
Eliane Castor dos Santos – Oficina Experiências Matemáticas
Juliana Céli Cardoso Pim-Oficina Informática Educacional

Professores Colaboradores:


Todos os Professores das Oficinas Curriculares.

Recursos e softwares de apoio:

Office 2003,scanner, data show, notebook, camera digital etc.

Atividades de impressão:


Divulgação em impressão em folha A4, apresentação em mídia para todos os alunos, professores e funcionários da escola.

Objetivos:


Montar um jornal, trabalhando diversos conteúdos e privilegiando a produção de textos.
Desenvolvimento de trabalho em equipe, salientando a importância do trabalho coletivo.
Propondo que o aluno transforme suas idéias em ações, onde ele é o protagonista principal.



Descrição do projeto:

O projeto tem compromisso com alunos da 7ª a 8ª série, onde aluno é protagonista de idéias e ações, parceria com o Projeto Game SuperAção.Onde cada turma será divida por grupos que formaram times.
Em seguida, propomos aos alunos que desenvolvam os nomes dos cadernos juntamente com o nome do jornal em sala de aula, para que posteriormente escolhessem o nome definitivo - o título do jornal e dos cadernos. Orientados pelos professores, os alunos em grupos criaram matérias: entrevistar, pesquisar assuntos, preparar matérias e classificados, tirar fotos, etc. Com toda matéria pronta será revisada pelos professores e executada (digitada) pelos alunos.
Para viabilizar a impressão do jornal, preparamos um formulário para os patrocinadores (caso houver); os estudantes, por sua vez, buscaram as propagandas nos diversos estabelecimentos comerciais da cidade. As propagandas vão ser digitalizadas pela professora de Informática, usando os softwares e Microsoft photo editor.As professoras das turmas resolveram também fazer uma pesquisa com os moradores do bairro da Escola Prof. José Scaramelli, para saber sobre o hábito de leitura de jornais dessas pessoas.Com base no questionário e a utilização do Microsoft Word, propomos aos alunos que fizessem entrevistas num passeio pelo bairro, tabularam as informações e geraram gráficos, tabelas e dados estatísticos orientados pela professora de Experiências Matemática.
O resultado será discutido pelos professores e estudantes.Finalmente, quando as matérias ficarem prontas e novamente revisadas pelos professores, o jornal for diagramado e faremos um "boneco". O arquivo do jornal será gravado numa mídia, referente à pesquisa os alunos tem a orientação do professor da Hora da leitura.
Para enaltecer nosso projeto sugerimos a Direção da escola estudar a proposta de visita no conceituado Jornal de São Paulo (Estadão ou Folha de São Paulo) ou jornal local da cidade de Guarulhos, onde os alunos poderão conhecer todo o processo de produção do jornal, ou seja, como o jornal foi impresso, a parte gráfica, toda sua logística. Com toda essa informação os alunos e professores, podem verificar in loco o processo de impressão, do fotolito à distribuição.

Produções:

Fotos e Efeitos Visuais do jornal;
Desenhos, Gif, HQ;
Pesquisa de campo (biblioteca, sala de informática, lan house, etc.).

Oficinas:

Hora da Leitura


Concurso do Nome do Jornal, logotipo;
Pesquisa para definir as Seções /Cadernos;
Cruzadinha referente à proposta do Game SuperAção;
Elaboração da Premiação;
Revisão.

Experiências Matemáticas

Charada matemática;
Gráficos, tabelas, legendas;
Placar; Elaboração da Premiação;
Torneio de Educação Física;
Divulgação da Olimpíada de Matemática;
Revisão

Informática Educacional

Coletânea das pesquisas para digitação;Formatação;
Elaboração da Premiação;
HQ-Tira/Cartum;
Utilização e manuseio de recursos tecnológicos;
Revisão
Material de Apoio

Ficha de pesquisa - leitura de jornais:
Nome: ________________________________________ Idade :______________

PESQUISA - LEITURA DE JORNAIS

1. Você lê jornais?
( ) Sim
( ) Não

2. Com que freqüência você lê jornais?
( ) Sempre
( ) Às vezes
( ) Nunca

3. Você assina ou compra algum jornal?
( ) Sim
( ) Não

4. Qual (is) jornal (is)?
( ) Estado de São Paulo
( ) Folha de São Paulo
( ) Notícias Populares
( ) Folha Metropolitana
( ) Metro News
( ) Olho Vivo
( ) Jornal Farol
( )Outros

5. Você consegue encontrar facilmente todas as informações desejadas no jornal?
( ) Sempre]
( ) Às vezes
( ) Não consigo encontrar

6. Qual (is) caderno(s) você costuma ler nos jornais?
( ) Esportes
( ) Cidade
( ) Geral
( ) Entretenimento
( ) Classificados
( ) Autos
( ) Página Policial
( ) Outros

segunda-feira, 9 de março de 2009

O Bullying,afeta crianças e jovens no mundo inteiro...então levei esse assunto para sala de aula!


Essa atividade de leitura sobre BULLYING tem como objetivo maior, além do contato com um vocabulário novo e rico, em inglês, despertar nos alunos o interesse por assuntos atuais e, às vezes, desconhecidos por muitos, como o bullying.Buscando através do Projeto Informática Educacional uma nova direção sobre a pesquisa feita na web,cujo o tema desperta interesse nos alunos de 7ª e 8ªsérie.


Detalharemos, a seguir, as etapas do projeto.

Primeira etapa

Dinâmica das atividades

Dividir a sala em pequenos grupos, em círculo.
Distribuir, para cada grupo, o poema We all bleed red.
Pedir aos alunos que o leiam, fazendo a tradução e a interpretação. Enquanto se realiza essa atividade, o professor escreve no quadro uma pergunta, em inglês, seguida de alguns itens referentes ao cotidiano desses alunos no colégio.
Which of the following attitudes would bring you the most respect from your classmates? (Qual das seguintes atitudes lhe traria mais respeito de seus colegas de sala?)

1 - Reading and writing well (Ler e escrever bem) *.
2 - Shouting very loudly (Gritar alto) *.
3 - Being good at sports (Ser bom em esportes) *.
4 - Wearing glasses (Usar óculos) *.
5 - Winning competitions (Vencer competições) *.
6 - Being poor (Ser pobre) *.
7 - Wearing brandname clothes (Usar roupas de marca)*.
8 - Being a different race (Ser de uma raça diferente) *.
9 - Being popular (Ser popular).
10 - Gosteady (Namorar).

Você sabe o que é BULLYING?


O que é Bullying?
O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.

Por não existir uma palavra na língua portuguesa capaz de expressar todas as situações de BULLYING possíveis, o quadro, a seguir, relaciona algumas ações que podem estar presentes:

Colocar apelidos
Ofender
Zoar
Gozar
Encarnar
Sacanear
Humilhar

Fazer sofrer
Discriminar
Excluir
Isolar
Ignorar
Intimidar
Perseguir
Assediar
Aterrorizar
Amedrontar
Tiranizar
Dominar

Agredir
Bater
Chutar
Empurrar
Ferir
Roubar
Quebrar pertences

E onde o Bullying ocorre?
O BULLYING é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola, não estando restrito a nenhum tipo específico de instituição: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana. Pode-se afirmar que as escolas que não admitem a ocorrência de BULLYING entre seus alunos, ou desconhecem o problema, ou se negam a enfrentá-lo.

Fonte:http://www.bullying.com.br/BConceituacao21.htm

sábado, 7 de março de 2009

Como Surgiu o Dia Internacional da Mulher - História




Todos sabem que o preconceito é um marco presente na vida da humanidade e a mulher não ficou de fora, em razão dele sofreu grandes perdas.

Ao longo da história, as mulheres estiveram sempre subjugadas às vontades dos homens, a trabalhar como serviçais, sem receber nada pelo seu trabalho ou então ganhavam um salário injusto, que não dava para sustentar sua família.

Em razão desses e tantos outros modos de discriminação contra a mulher, estas se uniram para buscar maior respeito a seus direitos, ao seu trabalho e à sua vida.

A discriminação era tão grande e séria que chegou ao ponto de operárias de uma fábrica têxtil serem queimadas vivas, presas à fábrica em que trabalhavam (em Nova Iorque) após uma manifestação onde reivindicavam melhores condições de trabalho, diminuição da carga horária de 16 para 10 horas diárias, salários iguais aos dos homens – estes chegavam a ganhar três vezes mais no exercício da mesma função.

Porém, em 8 de março de 1910, aconteceu na Dinamarca uma conferência internacional feminina, onde se discutiram os assuntos de interesse das mulheres, além de decidirem que a data seria uma homenagem àquelas mortas carbonizadas.

No governo do presidente Getúlio Vargas as coisas no Brasil tomaram outro rumo. Com a reforma da constituição, acontecida em 1932, as mulheres brasileiras ganharam os mesmos direitos trabalhistas que os homens, além de conquistarem o direito ao voto e a cargos políticos do executivo e do legislativo.

Ainda em nosso país, há poucos anos, foi aprovada a Lei Maria da Penha, como resultado da grande luta pelos direitos da mulher, garantindo bons tratos dentro de casa, para que não sejam mais espancadas por seus companheiros ou que sirvam como escravas sexuais dos mesmos.

Mas a mulher não desiste de lutar pelo seu crescimento, o dia 8 de março não é apenas marcado como uma data comemorativa, mas um dia para se firmarem discussões que visem à diminuição do preconceito, onde são discutidos assuntos que tratam da importância do papel da mulher diante da sociedade, trazendo sua importância para uma vida mais justa em todo o mundo.

Dia Internacional da Mulher!


A beleza de uma mulher
não está nas roupas que ela usa,
na imagem que ela carrega,
ou na maneira que ela penteia os cabelos.

A beleza de uma mulher
tem que ser vista a partir dos seus olhos
porque essa é a porta para o seu coração,
o lugar onde o amor reside.

A beleza de uma mulher
não está nas marcas do seu rosto
mas a verdadeira beleza numa mulher
está refletida na sua alma,
está no cuidado que ela amorosamente tem (pelos outros),
a paixão que ela demonstra.

E a beleza de uma mulher
com o passar dos anos, apenas cresce!

terça-feira, 3 de março de 2009

Aprendizagem por projetos deve basear uso do computador na escola



Talita Mochiute

Como utilizar os computadores na escola? Como inserir os alunos na cultura digital? De que maneira as mídias interativas podem ajudar na aprendizagem do aluno? Qual é o papel do professor nesta “era da conetividade”? Essas são algumas das questões investigadas pela professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Léa da Cruz Fagundes, coordenadora do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC).

O Laboratório de Estudos Cognitivos é um centro de pesquisa que, desde 1979, pesquisa os processos cognitivos dos estudantes em situações de aprendizagem que fazem uso de interações com o computador. O objetivo do LEC é a busca de alternativas educativas para que os alunos superem as dificuldades no processo de construção de conhecimento.Para a pedagoga e psicóloga, Léa Fagundes, não adianta o governo apenas colocar os computadores na escola.

Essa medida é insuficiente para a melhora da aprendizagem. “É preciso também uma tentativa de mudar o currículo da escola e de priorizar o conceito de aprendizagem”. A professora critica a prática de utilizar o computador somente para exemplificar o conteúdo curricular dentro de uma aula tradicional. Neste caso, os sites funcionariam como uma extensão ao livro didático. “Isso inclui os jovens na cultura digital?”, questiona.Estimular a pesquisa é um dos caminhos apontados por Léa para a melhora da aprendizagem. “As crianças estão sempre explorando, investigando, desde o momento que nascem. Estamos sempre aprendendo.

O homem é um pesquisador nato”. Por esse motivo, a professora defende a aprendizagem por projetos apoiada em mídias interativas. Dentro dessa concepção pedagógica, cabe ao professor ser um orientador de projetos de pesquisas dos alunos. Os estudantes devem escolher um tema para investigação de acordo com seu desejo. “O computador pode dar acesso ao que é distante e invisível para os alunos”, afirma. É ainda a ferramenta para a busca e sistematização de dados. Na metodologia desenvolvida pela professora, os alunos também podem aprender a publicar suas notícias na rede e interagir com outras comunidades de estudantes.

Aplicação da metodologiaO LEC está conduzindo uma experiência piloto de aplicação dessa metodologia na Escola Estadual Ensino Fundamental Luciana Abreu, localizada em Porto Alegre (RS). Nesta instituição, alunos do Ensino Fundamental I foram divididos em grupos de 12 pessoas. Cada grupo desenvolve um projeto em turno-trabalho de 4 horas de maneira interdisciplinar. Para ajudar nas investigações, cada estudante recebeu um laptop XO por meio do projeto Um Computador por Aluno, promovido pelo governo federal.Há alunos que pesquisam, por exemplo, o câncer de mama, pois tiveram casos na família. Outros retiram seu objeto de estudo dos telejornais.

Os problemas para investigação são sempre relacionados às questões do dia-a-dia das crianças. Os estudantes têm ainda contato com ambientes virtuais, desenvolvidos pelos pesquisadores do LEC. A interação das crianças nas redes sociais colabora no aprendizado da leitura e da escrita de aprendizes com dificuldades nestas competências. Segundo Léa, a experiência tem sido bastante positiva, mostrando como o uso de computadores aliados a novas práticas pedagógicas resultam em construção de conhecimento.

Juliana Pim
Professora -Informática Educacional